BLOG

12 mar
O que é o “coperto” italiano?

O que é o “coperto” italiano?

A taxa extra cobrada em restaurantes e bares na Itália surpreende turistas

“Coperto” é um valor extra cobrado em quase todos os estabelecimentos alimentícios do país e, quase sempre, pega de surpresa o consumidor. Saiba aqui todas as informações necessárias para não ser pego desprevenido.

Você está na Itália, entra num “caffè” ou “ristorante”, senta-se e pede algo para comer e beber. Ao pedir “il conto”, surpresa: 1€ ou 2€ de coperto, mais uma cobrança de 10 ou 15% do valor total! Calma, a gente explica.

“Coperto” é o valor referente ao espaço e os utensílios usados – não só louças e guardanapo, mas também a mesa para se sentar em vez de ficar de pé no balcão. Não há uma lei que proíba tal cobrança, desde que o valor esteja informado no “listino prezzi” (menu). Além disso, os estabelecimentos também podem cobrar o “servizio”, taxa pelo serviço de garçons e outros funcionários. Achou que a conta ficou alta demais? Saiba que na Itália não é hábito deixar “mancia” (gorjeta) a prestadores de serviço.

Agora você já sabe, ao pedir a conta em qualquer restaurante italiano, verifique se há um valor extra a ser cobrado e não seja pego de surpresa!

LEIA TAMBÉM